Planta certa no trabalho pra reduzir estresse

HipoBlog_Planta_Certa_Trabalho_Reduzir_Stresse

A planta certa pode ajudar, e muito, a reduzir o estresse no trabalho. Muitas pesquisas já comprovaram o benefício de ter plantas na mesa, ao lado do computador, e em ambientes coletivos. Recentemente, saiu o resultado de mais uma dessas pesquisas, comprovando a redução de sintomas fisiológicos e psicológicos do estresse no ambiente de trabalho, é só escolher bem direitinho.

A gente recomenda estar cercado de plantas o tempo todo! Se teu ambiente de trabalho permite levar objetos pessoais, que tal investir em um vaso com planta? Mas olha, não precisa ser nada grande, que possa atrapalhar a execução do seu trabalho ou a de seus colegas. Estamos aqui pra te ajudar a escolher a melhor planta, pra que essa experiência seja positiva pra todo mundo. Tudo pronto? Vamos lá!


Como escolher a planta certa pro seu ambiente de trabalho e reduzir o estresse

Pra ajudar a reduzir o estresse no trabalho, a planta certa vai fazer toda diferença. Afinal, se ela não se adaptar bem ou te atrapalhar no dia a dia, pode até ter o resultado oposto do que desejamos. Por isso, separamos três dicas bem detalhadas pra te ajudar nesse processo.

1. Luminosidade

É sempre bom começar pensando como é a luminosidade do seu local de trabalho, porque esse é um dos principais fatores pra fazer uma planta feliz: dar a ela a condição de fotossíntese que ela precisa. Algumas pedem mais luz natural do que outras, e pensando no possível ambiente de sua mesa de trabalho, temos os dois cenários a seguir:

  • Luz Natural: Se tiver janelas por onde entra a luz do dia, ótimo! Suas opções aumentam bastante. Boas escolhas são as Jibóias, Fitônias, Palmeirinhas e Singônio, pois elas não precisam de sol, apenas a claridade natural do dia que vai entrar pela janela.
  • Luz Artificial: Caso não tenha luz natural, não desanima, pois existem plantas que se adaptam super bem a ambientes mais escuros ou com luz artificial, como a Espadinha de São Jorge e a Zamioculca. Tem fotos de algumas delas aqui abaixo pra você dar uma paquerada:

ALERTA: Cuidado com as recomendações para cultivar cactos ou suculentas em ambientes de trabalho, com o argumento que ‘são muito fáceis de cuidar’. Essas espécies realmente são fáceis de cuidar, mas também pedem condições específicas que seu ambiente de trabalho deve atender. Apesar de pedirem pouca rega durante a semana, em sua maioria são plantas que gostam de bastante sol. E nesse caso é sol a pino! Algumas se adaptam à claridade, mas nem sempre vale a pena correr o risco. Portanto, avalia essa opção com cautela, tá?


2. Regas

Em seu ambiente de trabalho com certeza existem objetos que não podem ser danificados. Uma rega em excesso ou descuidada, poderia inundar sua mesa, molhar documentos importantes ou prejudicar aparelhos eletrônicos. Não queremos isso! As plantas aqui vão te ajudar a reduzir o estresse no trabalho, e não o contrário. Olha o que você deve ter em mente pra escolher a planta certa:

  • Frequência de Regas: Você pode escolher plantas que vão te pedir uma frequência menor de regas. Por incrível que pareça, nem todas pedem regas todo dia. E como elas estarão em ambiente protegido do sol, a terra vai reter a umidade por muito mais tempo, por isso, elas vão te pedir menos água.
  • Local de Rega: Caso não queira correr o risco de molhar alguma coisa, o ideal é levar seu vaso com planta para um ambiente seguro, como um lavatório, e aí sim hidratar sua planta. Nesses locais você pode fazer a rega com segurança, esperar a água sair pelo furo do vaso e então colocar de volta em sua mesa de trabalho (e isso vai ser ótimo pra te ajudar a dar uma esticada nas pernas).
  • Utensílios: Alguns itens podem ajudar na hora de regar sua planta. Caso não tenha disponibilidade para remover o vaso no momento da rega, seus aliados: pratinho pra armazenar água e regador com bico direcionável. O pratinho vai manter sua mesa seca, enquanto o regador vai te ajudar a controlar e direcionar o fluxo de água.
Hipó - Planta Certa no Trabalho pra reduzir estresse - Prato para Vaso

3. Tamanho do Vaso

E já que é pra ter uma planta por perto, faz muito sentido que seja num vasinho lindo, que tenha a sua cara. Na hora de escolher um, lembra de levar em consideração o tamanho. O vaso certo precisa ter diâmetro e profundidade suficientes pra acolher sua planta. Além disso, ele precisa se adequar ao espaço da sua mesa, de forma que não atrapalhe as suas atividades ou a de seus colegas.

4. Beleza também conta

Quanto mais bonita nossa mesa de trabalho, mais feliz a gente trabalha. A planta já é certeza que precisamos ter por perto, mas se ela estiver em um vaso que tem a sua cara, o combo fica perfeito. Separamos alguns de nossos modelos de vasos para você dar uma paqueradinha. São todos criados aqui em cerâmica artesanal e possuem o furinho pra escoar o excesso de água também. Olha só:

Agora ficou mais fácil de escolher a planta certa, né? Divulga essas dicas pra todo mundo e vamos deixar o ambiente de trabalho mais verde!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

vinte − 11 =

0
Rolar para cima