Dicas: Escolher o vaso certo para suas plantas

Hipó - Escolher vaso certo planta

Depois de hoje, você não vai ter mais dúvidas sobre como escolher o vaso certo para a sua planta. Dentro de casa, muitas vezes por falta de espaço, elas acabam ocupando cantinhos onde não cabem vasos muitos grandes, né?

Não precisa se preocupar porque encontrar vasos para plantas pequenas também é possível! Separamos 03 dicas super fáceis pra você aprender a escolher o vaso certo para suas plantas. Vem dar uma olhada!

Hipo_Dicas_Escolher_Vasos_Certo_Plantas

1. Conhece sua planta?

Antes de escolher o vaso certo para sua planta, é sempre bom saber qual o comportamento de crescimento da planta que você tem em casa, pois nem todas as plantas se adaptam rapidamente a cultivo em vasos dentro de casa. Se você não teve essa informação quando levou ela pra casa, tenta dar uma pesquisada online pra descobrir mais sobre ela. Pesquisa algo como: ‘Cultivar (o nome da sua planta) em vasos’. Assim você vai ter uma chuva de informações sobre ela.

*Super dica: Se não sabe o nome dela, tem um app  incrível que te ajuda nesse processo. É o Plantsnap. É só baixar pra nunca mais ficar na dúvida sobre o nome de uma planta. <3

Por aqui já falamos sobre algumas plantas como a Jibóia e a Fitônia que basicamente não pedem muito espaço para crescer. Por isso, elas tem o cultivo em vaso super recomendado. As duas plantas tem raízes que se adaptam muito bem a espaços pequenos, sem afetar seu desenvolvimento.

2. Verificando a profundidade do vaso

Depois de descobrir se ela sobrevive bem em vasos, tá na hora de escolher o vaso certo para sua planta. Mas caso nunca tenha visto a raíz dela, tá na hora de sujar as mãos! É só tirar ela do atual recipiente (caso esteja presa, é só apertar o potinho que ela está pra dar uma ajudinha). Com a planta fora do vaso, tira um pouquinho a terra que está em volta da raiz e dá uma olhadinha no tamanho dela.

Hipó - Como escolher vaso certo para planta dentro de casa

Mesmo que a sua planta  viva bem em vaso, é legal dar um pouquinho de espaço extra. Assim, ela se adapta melhor e se sente em casa mais fácil.

Por aqui, gostamos de reservar no vaso o dobro do espaço da raiz. Sendo assim, caso tenha uma planta com 5cm de raiz, por exemplo, um vaso com 10cm de profundidade seria o ideal. Assim, ela fica bem firme e ainda tem espaço pra raiz fazer o que faz de melhor: crescer.

Mas vale a pena lembrar uma coisa: quando fazemos um sistema de drenagem bem maravilhoso (colocar argila ou pedriscos no fundo do vaso), isso tira alguns centímetros da área útil de plantio. Então, avalia bem a profundidade do vaso escolhido para a sua planta.

Hipó - Como escolher vaso certo para planta dentro de casa

3. Pra onde vai a água? O vaso certo tem furo.

O mais importante: o vaso certo para sua planta precisa ter furo no fundo.

Sim, molha tudo na hora da rega mas ele garante que o excesso de água seja eliminado. E garantimos: é bem mais fácil remediar a molhadeira do que uma raiz apodrecida por excesso de umidade. Então, você pode usar pratinhos pra armazenar a água ou levar as plantas para uma bancada perto da pia e fazer as regas.

Fácil, né? Agora é só ficar de olho a esses detalhes pra começar a escolher o vaso que mais combina com sua planta, com você e sua casa.

Ah! Depois de escolher o vaso certo pra sua planta, se precisar de ajuda com o plantio, aqui tem um post ótimo que te ajuda com o passo a passo.

4. Dicas de modelos de vasos decorativos para plantas:

Você também pode gostar

1 comentário em “Dicas: Escolher o vaso certo para suas plantas”

  1. Pingback: Como trocar sua planta de vaso sem erro - Hipó

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 12 =

0
Rolar para cima