Biscoito Amanteigado: Receita fácil e a gente ama

Hipo_Prato_Ceramica_Artesanal_Receita_Biscoito_amanteigado

O Natal tá bem pertinho e a gente não cansa de ver filmes natalinos, com aquelas cenas perfeitas de biscoitos amanteigados sendo preparados. O melhor de tudo, é que essa é uma receita super fácil e que dá pra fazer o ano todo. Ela não leva muito tempo pra ser preparada e ainda pede um descanso na massa, o que te dá aquele tempo de resolver outras tarefas. Nosso conselho: deixa esse post salvo, pra fazer uma receita fácil de biscoito amanteigado sempre que tiver tempo.

Mas cá entre nós, além da facilidade, a melhor parte dessa receita é sentir o cheirinho de biscoito invadindo a casa. É preparar um chá ou um café e escolher a caneca preferida. Separar um pratinho pra servir os biscoitos, enquanto você dá uma espiadinha no forno, pra ver se as bordas já estão douradas. É a curiosidade de provar o primeiro pedaço, e sentir orgulho de ter preparado em casa, na humildade do seu forno, um biscoito amanteigado, leve, crocante e com a certeza de que está comendo bons ingredientes.

Inclusive, bons ingredientes são as palavras-chave dessa receita. Ela pede basicamente farinha, açúcar, sal e manteiga. Então, se puder, não troca a manteiga por margarina, sério mesmo. Pois com o uso da manteiga, seu biscoito vai ter o sabor mais acentuado e ficar mais crocante, a gente garante.

Hipo_Prato_Ceramica_Artesanal_Receita_Biscoito_amanteigado_2

Biscoito Amanteigado: Receita Fácil para o ano inteiro.

Dá uma olhada no armário, pra ver se você tem a quantidade certa dos ingredientes abaixo:

02 xícaras de Farinha de Trigo.

1/4 de xícara de Açúcar (usamos o açúcar cristal, mas o demerara funciona super bem também).

150g de Manteiga (Se não tiver como pesar, normalmente as embalagens dela vem em 200g. Daí você divide em 04 partes e usa 03).

1/4 de colher de chá de Sal.

Se já estiver com tudo separado, vamos ao modo de preparo detalhado:

Hora de preparar a massa do biscoito

  1. Separa uma vasilha funda para misturar todos os ingredientes de uma vez. Não precisa se preocupar com a ordem. É só colocar na vasilha e começar a misturar. Pode ser com as mãos ou com uma colher.
  2. Primeira dica: para facilitar a mistura, derrete a manteiga antes de misturar com os outros ingredientes.
  3. Segunda dica: caso tenha essência de baunilha em casa, adicionar uma colher de chá dela, vai dar um gostinho extra ao teu biscoito amanteigado.
  4. Quando todos os ingredientes estiverem bem incorporados, numa massa firme, é hora de transferir a massa para uma assadeira antiaderente.
  5. Na própria assadeira, você pode ir abrindo a massa do biscoito. Apertando com as mãos ou com a ajuda de um copo reto, até que a massa esteja com, mais ou menos, 0,5cm de altura.
  6. Terceira dica: quando estiver abrindo a massa, tenta definir um formato quadrado ou retangular, pois isso vai te ajudar na hora de cortar os biscoitos.
  7. Com a massa aberta na assadeira, você pode deixar ela descansando por 2h e ir resolver outras coisas no seu dia.

Hora de ligar o forno

  1. Liga o forno em temperatura baixa (150º a 170º), por uns 10 minutinhos. Depois, é só colocar a assadeira com a massa no forno. A temperatura baixa vai ajudar a assar o biscoito por igual, tá? Caso você asse em temperatura alta, corre o risco de queimar o fundo e ficar cru por cima.
  2. O ideal é que o biscoito asse por 40 minutos. Mas como sabemos que cada forno tem um tempo próprio, fica de olho na borda da massa, pois quando a parte encostada na assadeira começar a dourar, já é hora de tirar do forno. Mas mantém ele ligado.
  3. Deixa a assadeira em alguma bancada, enquanto esfria por 10 minutos. Após esse tempo, você já pode partir os quadradinhos de biscoito da massa, com cuidado, pra não esfarelar.
  4. Dá uma espaçadinha entre os seus quadradinhos de biscoito e leva de volta ao forno por mais 10 minutinhos.
  5. Depois é só desligar o forno, tirar a assadeira e esperar esfriar (assim ele fica mais crocante) para saborear seus biscoitinhos amanteigados com um cafézinho na mão.
  6. Quarta dica: se tiver uma barra de chocolate meio amargo, no armário ou na geladeira, derrete ela e mergulha metade dos biscoitinhos. Fica ainda mais incrível!

Caso prefira um GUIA RÁPIDO do modo de preparo:

  1. Mistura todos os ingredientes até ficar uma massa homogênea.
  2. Abre a massa em uma assadeira e espera descansar por 2h.
  3. Coloca a massa no forno por 40min ou até começar a dourar.
  4. Tira a massa do forno e espera 10min para partir os quadradinhos.
  5. Coloca de volta no forno e assa por mais 10min.
  6. Tira do forno e espera esfriar, para saborear os biscoitos amanteigados.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco × 5 =

0
Rolar para cima