Qual a luz certa pra sua planta? Sol ou Sombra?

HipoBlog_Qual_Luz_Certa_Plantas_Sol_Claridade

Além de manter a rega em dia, deixar a sua planta na luz certa é fundamental pra que ela consiga se adaptar ao lugar escolhido e se desenvolver bem. A luz solar é indispensável para todas as plantas. Algumas pedem mais, outras menos.

Mas sempre rola aquela dúvida eterna: sol ou sombra? Qual a luz certa pra sua planta crescer mais saudável e bonita?

Existem basicamente três tipos de luminosidade em que as plantas podem viver: sol pleno, meia luz ou sombra. Às vezes rola uma confusão sobre como é cada ambiente desses. E você pode acabar levando pra casa uma planta que não vai se adaptar muito bem à luz que você tem por aí.

Por isso resolvemos te ajudar, explicando as particularidades de cada tipo de iluminação, com alguns exemplos de plantas que são indicadas para cada ambiente. Vamos lá?

1. Sol pleno

HipoBlog_Qual_Luz_Certa_Pra_Sua_Planta

Quando falamos em plantas de sol, nos referimos às plantas que pedem a presença de luz solar do começo ao fim do dia, mesmo nas horas mais quentes. Esse tipo de luminosidade é o que fica do lado de fora da casa, ou que de acordo com o giro do sol ao longo do dia, acaba invadindo algumas áreas internas da sua casa. Normalmente são os quintais, varandas ou janelas que recebem esse tipo de luminosidade.

É importante lembrar que, por conta da forte incidência da luz solar, a umidade da terra pode evaporar com maior facilidade. Daí, as plantas que ficam nessa luminosidade podem necessitar de uma quantidade maior de regas. Por isso, é importante que você tenha um controle sobre esse ciclo de cuidados. Se precisar de ajuda com essa organização, temos uma agenda de regas prontinha pra você imprimir e anotar os principais cuidados com suas plantas.

Cróton, Cipózinho, Dracenas, Pileia Roxa, Ficus Microcarpa, Suculentas e a maioria das hortaliças e flores, são exemplos de plantas que à sol pleno, encontram a luz certa pra crescerem lindas.

2. Meia Sombra / Claridade

HipoBlog_Qual_Luz_Certa_Pra_Sua_Planta

Em geral, meia sombra é como definimos a luminosidade das plantas que se adaptam ao recebimento da luz solar em apenas uma parte do dia, de preferência pela manhã (o sol da tarde pode fazer muito mal às plantas que pedem meia sombra). Se você tiver a felicidade de ter um quintal em casa ou uma varanda que receba sol nas primeiras horas do dia, bingo! Esse é o tipo de luz certa para as plantas de meia sombra.

Mas acontece que nem todo mundo tem a sorte de ter áreas ensolaradas pra cultivar plantas, né? A boa notícia é que boa parte das plantas de meia sombra se adaptam super bem a áreas com apenas a claridade solar, sem necessariamente ter aquele banho de sol diário. Esse tipo de iluminação é o que a gente encontra perto de janelas e varandas, se estendendo por cerca de dois a três metros de distância dessas fontes de luz natural.

O Imbé-limão, Costela de Adão, Jibóia, Filodendros, Aglaonemas, Antúrios, Samambaias e Heras são perfeitas pra esse tipo de luminosidade.

3. Sombra

HipoBlog_Qual_Luz_Certa_Pra_Sua_Planta

Olha, antes de tudo, é importante entender que essa sombra que a gente fala aqui não é escuridão total, tá? Se trata de um local onde haja uma iluminação natural, só que um pouco mais distante de janelas e varandas. A partir de três metros, mais ou menos, dependendo da intensidade dessa fonte de luz solar. Em geral é aquele lugarzinho que dá pra fazer uma pausa para o café e ler um livro, e por pouco você não precisa acender a luz.

A Zamioculca, Espada de São Jorge, algumas espécies e Palmeiras e o Filodendro Pacová são plantas perfeitas pra esse tipo de luminosidade. Ah, lembra que cada uma vai pedir um cuidado com a rega diferente, tá? Fica de olho.


Pra lembrar

Nem só de água e selfies vive uma planta. A luz certa faz toda a diferença pra essa companheira ficar ainda mais linda. Planta de sombra pode queimar as folhas no sol. E planta de sol pode ficar toda amarelada na sombra.

Essas dicas aqui te ajudam a entender as diferenças de luz em cada ambiente, mas pra descobrir o tipo de luz certa pra sua planta, é sempre bom pesquisar bastante antes de levar ela pra casa e descobrir se ela é a planta ideal pro ambiente que você tem. Converse com quem tá cuidando dela antes de você e aproveite pra pegar algumas dicas especiais sobre a espécie. As suas plantinhas vão te agradecer e muito por esse cuidado.

Plantas Fáceis de Cuidar – Loja Online para entregas em Recife:

Você também pode gostar

2 comentários em “Qual a luz certa pra sua planta? Sol ou Sombra?”

  1. Pingback: Porque todo mundo ama a Fitônia - Hipó

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 × quatro =

0
Rolar para cima