Porque todo mundo ama as Fitônias

Hipo_Vasos_Plantas_Fitonias

As Fitônias são pequenas, delicadas e acima de tudo, bem tranquilas de cuidar. É o tipo de planta que não pede luz solar direta. Isso permite aproveitar a beleza delas em vários lugares da casa, como em salas, quartos e até mesmo em banheiros (se tiver uma ventilação adequada). Se for plantar ela em vaso, lembra sempre de escolher um vaso com furo. Mas vem cá que vamos contar mais algumas dicas sobre elas, pra você entender porque todo mundo ama as Fitônias.

Hipo_Porque_todo_Mundo_Ama_Fitonias

Frequência de Regas

Aqui em Recife costumamos regá-las cerca de três a quatro vezes por semana. Essa frequência depende muito de quanto calor está fazendo, pois em dias mais quentes, a terra pode secar mais rápido e pedir água mais cedo do que esperamos. É sempre bom dar uma verificada na terra, sabe? É só cutucar um pouquinho a terra com o dedo. Se sentir que ela ainda está úmida não precisa regar, mas se estiver seca pode colocar água – antes que ela comece a murchar.

Hipo_Porque_todo_Mundo_Ama_Fitonias

Eita, esqueci de regar. E agora?

Caso aconteça de chegar em casa e encontrar sua Fitônia toda murcha, não precisa entrar em pânico. Em geral, quando colocamos água a tempo, ela consegue se recuperar. Voltando a ficar firme e forte como antes. Mas fica de olho que ela gosta de receber atenção.

Ah, às vezes a Fitônia também pode ficar murcha e com algumas folhas amareladas por excesso de água. Por isso, é importante ter um vaso com furo, pra eliminar o excesso de água das regas. E sempre verifica como está a umidade da terra antes de regar novamente.

Fitônia e Sol: amor platônico

Você também pode perceber que às vezes, a Fitônia fica mais inclinada para um lado do vaso. Ela faz isso porque está indo em direção à fonte de luz solar, mas por pura teimosia. Ela não pode ficar em luz solar direta, principalmente nas horas mais quentes do dia – senão ela vai murchar e as folhas vão ficar completamente queimadas. Pra fazer que ela volte a ficar retinha, é só girar o vaso dela. Daí ela vai se inclinar pra direção oposta, equilibrando sua posição.

Hipo_Porque_todo_Mundo_Ama_Fitonias

Fitônias diferentonas

Outro motivo para todo mundo amar as Fitônias é que elas possuem uma variedade de cores em suas folhagens bem grande. Algumas são verdes e brancas, outras mais avermelhadas ou em tons de rosa. Além disso, elas são plantas que possuem raízes bem pequenas, e isso nos permite plantar essas belezinhas em uma variedade maior de vasos. Nós gostamos muito de plantar a Fitônia em qualquer um de nossos vasos, dos maiores ao menores, pois ela se adapta muito bem a todos eles.

Olha o resumo para cuidar bem da Fitônia:

A Fitônia gosta de ambientes internos, com luz indireta e rega frequente (cerca de 3x por semana). Esse é o motivo porque todo mundo ama as Fitônias. Ela é indicada para quem ama delicadezas e estar sempre cuidando das plantas em casa, com tempo livre para regas.

Dicas de Vasos para plantar Fitônias, aqui em nossa loja:

Você também pode gostar

8 comentários em “Porque todo mundo ama as Fitônias”

  1. Natália Gonçalves dos Santos

    Olá,
    A minha fitonia quando chegou estava com uma cor mais viva, agora a cor dela está um Rosa mais claro.
    O que aconteceu? Fiz alguma coisa errada?
    Ela cresceu bastante, está com quase 30 cm.
    Agradeço se puder me responder!
    Abraços,

    1. Oi, Natália! As grandes produtoras de plantas possuem todo um aparato, de luzes especiais e fertilizantes, pra manter elas sempre vigorosas e atraentes. Daí quando chegam em nossa casa, a condição muda. Você não está fazendo nada de errado, já que sua fitônia continua crescendo firme e forte. Mas quando as plantas mudam a intensidade de cor das folhas, normalmente é por conta da variação de luminosidade que elas recebem. Você pode tentar escolher um lugar mais iluminado pra sua fitônia (sem pegar sol direto) e ver se ela responde melhor com relação a coloração. Depois nos diz se funcionou!

  2. Comprei hoje um vasinho de fitônia, exatamente dessa rosinha e estou apaixonada!
    Que coisa mais linda <3
    Adorei seu post, e vou tomar bastante cuidado com essa belezinha.

  3. Oi Natália! Tudo bem? Eu tenho 2 fitonias e 1 delas perde muitas folhinhas (ela é maior) e a outra (mini) tá toda murchinha agora😥, você sabe me dizer o que fazer?

    1. Olá, Geovanna! Olha, normalmente quando as fitônias ficam murchinhas podem ser duas coisas: falta/excesso de água ou calor. O ideal é que ela não fique mais de um dia com a terra seca e nem seja regada antes da terra secar. Ela também prefere ambientes mais amenos, longe do sol ou fontes de calor.

  4. Pingback: Planta certa no trabalho pra reduzir estresse - Hipó

    1. Oi, Cristiane! Verifica se está tudo certo com a rega e a luminosidade. O ideal é que você só faça a rega quanto a terra secar, mas sem deixar que a terra fique seca por mais de um dia. Sobre a luminosidade, mantém ela longe do sol, mas em ambiente com bastante claridade e ventilação natural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + doze =

0
Rolar para cima