Dicas de sobrevivência para cuidar de plantas

A gente sempre diz que escolher uma planta pra ter dentro de casa se parece muito com escolher um pessoa pra morar com você. Ela precisa gostar do ambiente da sua casa e vocês precisam ter certas afinidades para uma melhor convivência. É por isso que resolvermos preparar algumas dicas de sobrevivência para cuidar de plantas dentro de casa.

Afinal, não adianta levar pra casa uma planta que gosta de sol, quando o único lugar que bate sol na sua casa é em 5% da varanda e somente durante uma hora, por exemplo. Também não vai ser uma experiência muito legal se você escolher um planta que não goste muito de regas, quando você é aquela pessoa que mal pode ver uma planta e já traz um regador na mão. É preciso equilíbrio.

O ideal é sempre procurar toda informação possível sobre a planta antes de levar ela pra casa. Saber do que ela gosta e do que ela não gosta. Assim, o convívio de vocês será bem mais proveitoso.

Em geral, vamos te sugerir algumas dicas de sobrevivência que podem te ajudar a superar alguns possíveis problemas com suas plantas, mas lembra que algumas plantas podem pedir cuidados mais específicos, tá?

1. Frequência de Regas

Normalmente, as plantas de ambiente tropical e úmido pedem rega frequente ou moderada. Elas gostam de ter água na terra, porém em quantidade moderada. Tanto a falta como o excesso podem fazer mal. Pra ajudar nesse dilema, tem uma regrinha ótima que ajuda a gente a saber quando regar: colocar o dedo na terra. Se a terra ainda estiver úmida ou fria, pode esperar mais um pouquinho. Mas se estiver seca mesmo, tá na hora de regar novamente.

2. Quantidade de Água

A recomendação de apenas cultivar plantas em vasos com furo não é à toa. O furo faz aquele trabalho essencial de levar pra fora do vaso toda a água que estiver em excesso na terra, o que previne apodrecimento das raízes e a proliferação de fungos. Sendo assim, você não precisa se preocupar muito se tiver colocado água demais. Pois o que a terra não absorver, sai pelo furo. 

O problema é colocar água em pouca quantidade, quando ela fica apenas na superfície da terra, sem chegar até a raiz. O segredo aqui é testar a quantidade certa de água para o tamanho do seu vaso. Quando a água começa a sair pelo furo, é sinal que já foi o suficiente. Assim, na próxima rega você vai diminuindo a quantidade, até sair bem pouquinha água pelo furo.

3. Adubação

Sabe quando você não come direito e começa a se sentir sem forças, e acaba pegando qualquer virose que aparece no caminho? Pois é, a falta de nutrientes no teu organismo reduz tua imunidade e o mesmo acontece com as plantas.

Quando as plantas consomem todo o nutriente que está ali naquela terrinha, elas podem começar a reduzir o crescimento, o vigor e a capacidade de lutar contra pragas. Sendo assim, nessa situação, é recomendado trocar a terra ou repor os nutrientes dela, com a adubação. Nós recomendamos utilizar os naturais e orgânicos, pois não fazem mal a seu ninguém, como por exemplo, o Húmus de Minhoca.

4. Poda

Se alguma folha amarelar ou secar, pode manter a calma que isso faz parte do processo natural de crescimento dela. Algumas folhas tem que cair para outras nascerem. Pode remover as folhas que sem medo, puxando com a mão mesmo ou com um faquinha/tesoura de poda. Sempre na base da folha. Se puder, coloca canela em pó onde você fez a poda, pois ela ajuda no processo cicatrização da planta, além de ser antifúngica. Mas mantém a observação, tá? Se isso acontecer em uma folha ou outra é normal. Se a planta inteira estiver amarelando ou secando, pode ligar o alerta que tem alguma coisa errada acontecendo.

5. Vasos bonitos para decorar a casa

Pode ter certeza que um vaso bem bonito para sua planta, vai dar um destaque especial para ela na decoração da sua casa. E assim, você começa a olhar para ela com outros olhos. Tendo mais atenção e cuidando com mais carinho. Separamos alguns dos mais pedidos por aqui pra você dar uma paquerada:

6. Carinho

Parece besteira mas não é. Carinho faz diferença sim! Quando você começar a criar laços com sua planta, a entender o que ela precisa, vai perceber que ela responde melhor aos seus cuidados. Pode dar um apelido carinhoso a ela que ela vai gostar. Tomara que essas dicas de sobrevivência para cuidar de suas plantas tenham te animado. E quando as novas folhas começarem a abrir, pode compartilhar no facebook e instagram que a gente adora acompanhar esse processo lindo. <3

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco × quatro =

0
Rolar para cima