Tem um Bichinho na minha planta

Aí você vê um bichinho andando pela terra ou passeando pela planta e já bate o desespero, né? Calma, pois alguns dos bichinhos que aparecem fazem bem pra sua planta e estão ajudando a manter todo o ecossistema do vaso em equilíbrio.

Nem todo bichinho perto da planta tá fazendo mal a ela. Eles podem até ajudar a controlar outros bichinhos que realmente podem causar prejuízos. Por isso, listamos aqui os 05 bichinhos mais comuns e que mais trazem benefícios pra nossas plantas ficarem lindas e saudáveis.

Ah, uma questão muito importante a se falar é que nem todos são muito bonitos de se ver. Sendo assim e pra não causar espanto geral, caso não conheça algum e queira ver fotos pra identificar, é só clicar nos links que tem várias fotos de cada um, tá? Pronto. Dito isso, vem ver!

1. Joaninha

Insetos beneficos pras plantas

Inseto mais lindinho que esse tá difícil de achar. Então se encontrar alguma por aí, pode ficar duplamente feliz porque além de linda, a joaninha se alimenta de diversas pragas que dão muita dor de cabeça pra tratar, como é o caso dos pulgões, cochonilha e ácaros. E você pode até ter visto alguma por aí sem nem se dar conta. É que ela pode apresentar variações de cor que vão do amarelo ao preto.

2. Minhoca

Molenga e melequenta mas é só benefícios! A minhoca passeia pela terra o dia todo procurando comida. Nessa voltinha, ela abre túneis que auxiliam na respiração e irrigação da terra. Assim, ela fica bem soltinha, facilitando o crescimento da raiz e o fluir da água na hora da rega. Além disso, as fezes dela são o famoso húmus – um fertilizante orgânico maravilhoso paras as plantas.

3. Percevejo

Insetos beneficos pras plantas

Tá bom, esse não é o mais agradável de se encontrar por aí e ainda tem dois tipos dele: um se alimenta de pragas e outro das plantas. De forma geral, o que tem os ‘ombros’ poteagudos são muitos bons de serem encontrados. Esses se alimentam de pulgões e daquele exército de formigas que aparece do nada pra comer o caula e as folhas das plantas. Da próxima vez que ver um por aí – cuidado com o perfuminho dele – e faz aquela vistoria, pra saber se ele tá ali pra ajudar ou atrapalhar.

4. Tatuzinho de Jardim

Esse é um bichinho bem pequenininho que se alimenta de material orgânico em decomposição. Aí enquanto ele se alimenta, ajuda a estimular comunidades de outros mini-micro-bichinhos que tão na terra, e por sua vez, aumentam a quantidade de nutrientes nela pra planta ficar mas feliz. Ah, e as próprias fezes do Tatuzinho funcionam como esponjas que ajudam a manter a umidade da terra.

5. Aranha

Insetos beneficos pras plantas

Coisa mais chata que é encontrar teia de aranha por aí, né? Pois quando a gente encontra uma teia por aí, é sinal que os inseticidas estão bem longe. Sendo assim, a presença de aranhas indica um ambiente livre de pesticidas e produtos químicos tóxicos. Além disso, elas também e alimentam de outros insetos que de vez em quando vão ali atacar nossas plantas.

Agora já sabe! Da próxima vez que encontrar algum passeando pelo seu vaso, não se assusta: pois tem bichinho que faz bem pra sua planta e pode ter um papel importantíssimo pra equilibrar o ecossistema do vaso. Mas fica sempre de olho pra não virar nenhuma infestação, e deixa cada um quietinho no seu lugar, fazendo o que tem que ser feito.

E para te ajudar no cuidado diário com as plantas:

 

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezesseis + nove =

0
Rolar para cima